quarta-feira, 29 de abril de 2015

Futebol Mineiro

Levir Culpi pode enriquecer seu currículo de treinador como recordista em Minas Gerais. Isso porque o técnico acumula quatro títulos mineiros (dois pelo Galo e dois pela Raposa), e pode chegar ao quinto troféu se o Alvinegro vencer a Caldense no próximo domingo. Na era profissional do futebol, a partir de 1933, a façanha será inédita entre os trinadores que passaram pelo estado.

Se a glória vem com a vitória sobre a Veterana, a derrota causará uma decepção: a perda do título estadual pode ser a segunda de Levir diante de um clube do interior. A primeira vez ocorreu em 2005, quando o Ipatinga surpreendeu o Cruzeiro em pleno Mineirão e ficou com o título.

Outros técnicos históricos somam quatro títulos de Campeonato Mineiro: Yustrich, Ílton Chaves e Airton Moreira conseguiram há décadas. Yustrich ainda carrega o feito de ter sido campeão com quatro clubes diferentes: América (1948), Atlético (1952), Siderúrgica (1964) e Cruzeiro (1977). Já Hilton Chaves ganhou três vezes com a Raposa (1972,1973 e 1974) e uma com o Galo (1986). Com o título compartilhado entre Atlético e Cruzeiro em 1956, Aiton Moreira somou quatro taças.

Para o jogo da decisão de 2015, em Varginha, Levir só deixará o estádio campeão se o Atlético vencer a Caldense. Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, a Veterana tem a vantagem do empate, depois de ter conseguido a igualdade no jogo de ida, no Mineirão. O técnico Léo Condé busca a sua primeira taça no Estadual.
Fonte: www.uai.com.br

Nenhum comentário: