segunda-feira, 30 de março de 2015

Beatriz Helena Monteiro da Silva Thielmann

Morreu no domingo, 29/03, em São Paulo, aos 63 anos, a jornalista Beatriz Thielmann. O corpo será cremado no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Em 2003 ela escreveu o  livro “De mulheres para mulheres”, com a médica Odilza Vidal. Nascida em Juiz de Fora-MG, Beatriz deixa dois filhos Diogo e Rafael, de seu casamento com Henrique Thielmann e duas netas.

Literatura

terça-feira, 24 de março de 2015

Villa Nova Atlético Clube

VILLA NOVA FARA CONTRA O ATLÉTICO O JOGO 3.000 DE SUA HISTÓRIA
por Wagner Augusto*
Ao pisar o gramado do Estádio Independência no próximo domingo para enfrentar o Atlético, o Villa Nova estará prestes de completar uma importante marca em sua mais que centenária trajetória. Será o jogo de número 3.000 na história do Leão do Bonfim.
                            Fundado em 28 de junho de 1908, o clube alvirrubro de Nova Lima-MG insiste em sobreviver, apesar das imposições e exclusões midiáticas e das incontáveis crises administrativas. O futebol moderno, mercantilista e globalizado, oferece pouco espaço para agremiações desse porte. O Villa Nova, no entanto, é teimoso e prossegue, a trancos e barrancos, sua jornada pelos estádios da vida.
                            Quiseram os deuses do futebol que a partida 3.000 do Leão acontecesse no Estádio Independência, palco de duas das mais expressivas conquistas do Villa: o Supercampeonato Mineiro de 1951, vencido exatamente contra o Galo, e o Campeonato Brasileiro da Série B de 1971, faturado numa épica decisão com o Remo-PA.
                            Também o adversário é emblemático na caminhada do Leão pelos gramados. Villa Nova x Atlético é o confronto mais antigo do futebol mineiro. Ocorre desde 14 de julho de 1912.
                            Por fim, devo dizer que sinto-me imensamente feliz por ter conseguido, após quase seis anos de pesquisa e sob a proteção de Deus, levantar os dados que possibilitaram chegar a todo o cipoal de estatística que segue abaixo.
                            Vida longa ao Villa Nova, a caminho do jogo 4.000!
*Wagner Augusto é jornalista e historiador

Literatura

 "Dicionário da TV Globo - vol. 1"


segunda-feira, 9 de março de 2015

Inezita Barroso - 1925/2015

Ignez Magdalena Aranha de Lima (Inezita Barroso) 
A cantora e apresentadora Inezita Barroso morreu na noite deste domingo, 08/03, aos 90 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Inezita estava internada desde 19 fevereiro e completou 90 anos no último dia 04 de março. Ela deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.

Ignez Magdalena Aranha de Lima (Inezita Barroso) nasceu em 04 de março de 1925 em São Paulo-SP. Além de cantora, apresentadora, professora de folclore, Inezita foi atriz nos filmes:
- "Angela", de Tom Payne e Abílio Pereira de Almeida;
- "Destino em apuros", de Ernesto Remani;
- "Mulher de verdade", de Alberto Cavalcanti Esteves;
- "É proibido beijar", de Ugo Lombardi;
- "O craque", de José Carlos Burle;
- "Carnaval em lá maior", de Adhemar Gonzaga.

Em 1956, publicou o livro "Roteiro de um violão".

Literatura

"Dicionário da Televisão Brasileira"

Reunidos pelo jornalista Thell de Castro, editora In House, o livro reúne mais de três mil verbetes e o  leitor pode encontrar na obra um compilado prático dos principais elementos que marcaram a história da mídia no Brasil até os dias atuais como, por exemplo, datas de estreia e término de atrações, equipes que trabalharam nas novelas, jornalísticos e atrações, além de autores, jornalistas, diretores e personalidades que estiveram em cada canal. Esta primeira versão destaca a história da TV em âmbito nacional. Os próximos volumes vão trazer informações sobre as novas produções e pessoas que surgirem, além de verbetes para a televisão por assinatura e emissoras locais.


“O Dicionário será o primeiro de vários livros que estou preparando sobre o passado, o presente e o futuro deste fascinante veículo de comunicação. É também um sonho que se torna realidade após anos de pesquisas e estudos. Desde que comecei a cursar jornalismo, em 2001, levei esta paixão para os campos acadêmico e profissional, produzindo materiais e sites sobre o tema. Isso tudo resulta, agora, neste primeiro livro”, destacou o autor.

terça-feira, 3 de março de 2015

José Rico

Morreu nesta terça-feira, 03/03, aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário. Ele estava internado desde a última segunda-feira no hospital Unimed, de Americana (SP), cidade onde morava. Segundo o boletim médico, ele teve insuficiência do miocárdio, seguida de parada cardíaca.

O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Americana e será sepultado no Cemitério da Saudade, às 15h30 da quarta-feira, 04/03.

Biografia
Nascido em São José do Belmonte (PE) e criado na cidade de Terra Rica, Paraná, o cantor adotou o nome artístico de José Rico em referência à cidade. Participou de outras duplas até mudar-se para a capital de São Paulo, em 1968. Lá, conheceu Romeu Januário de Matos, o Milionário, no hotel em que estavam hospedados e depois do início em São Paulo, a dupla mudou-se para Londrina (PR).

Entre os sucessos de Milionário e José Rico estão músicas como "Jogo de Amor", "De Longe Também se Ama", "O Tropeiro", "Amor Dividido" e especialmente a canção rancheira "Estrada da Vida", que vendeu mais de dois milhões de cópias e deu origem ao roteiro do filme homônimo, dirigido por Nelson Pereira dos Santos.

Em 2014, José Rico se candidatou a deputado federal em Goiás, pelo PMDB, mas não foi eleito. Ele era casado com Berenice Martins Alves dos Santos, e era pai dos gêmeos, Samy e Sara.