terça-feira, 29 de novembro de 2016

Literatura


"Com os pés na África"
Escrito pelo jornalista Sérgio Túlio Caldas, o livro tem linguagem moderna, mesclando textos literários, observação jornalística e quadrinhos. E traz uma importante inovação que extrapola o objeto do livro. O leitor, por meio de links e do aplicativo QR Code, tem acesso a vídeos e áudios que enriquecem ainda mais a leitura.
Na história, o garoto Tulio – após vencer um programa de quiz na TV, cujo prêmio é uma volta ao mundo – joga a mochila nas costas e parte para seu primeiro destino: Angola. Ali, descobre a história do país africano que guarda surpreendentes proximidades com o Brasil. Ele faz amigos, encara perrengues, e vai até a casa do renomado escritor Pepetela, em Luanda, para conversar sobre a África. Pepetela conta da sua infância e revela passagens curiosas da guerra civil angolana, da qual ele participou até a independência de Angola, em 1975. O protagonista também se aventura pela exótica Marrakesh, no Marrocos, e pelo Saara, o maior deserto do planeta, onde numa viagem de camelo com nômades conhece os costumes locais e a fé religiosa.
Com narrativa ágil e bem-humorada, o livro é rico em fotos – a maioria tirada pelo autor – e explicações do vocabulário da região. Chama a atenção que as histórias vividas pelo personagem não são frutos da ficção, mas da realidade.


Nenhum comentário: