quarta-feira, 17 de maio de 2017

Literatura

"Jango e Eu: Memórias de Um Exílio Sem Volta"
João Vicente Goulart, filho do ex-presidente do Brasil, João Belchior Marques Goulart (1919/1976), traz as lembranças dele desde os sete anos, quando testemunhou os fatos que levaram a família ao exílio até a idade adulta. João Vicente, filho de Jango e de Maria Thereza Fontella Goulart, foi, junto com a irmã Denize, testemunha e vítima das circunstâncias que levaram a família ao exílio.

Agora, mais de 50 anos depois, João recupera as memórias de um período turbulento, desde a vida no Uruguai, onde foi alfabetizado, até a idade adulta. Neste inventário afetivo da família Goulart, o registro histórico se relaciona ao pessoal. A incerteza, a falta de notícias, a difícil adaptação ao cotidiano uruguaio. O terrível momento no qual ficou claro que o golpe era muito mais do que uma quartelada, e que duraria décadas.

O livro apresenta detalhes do golpe militar e de situações posteriores, como o avanço dos governos totalitários nas Américas. Além disso, João Vicente também apresenta encontros entre Jango e alguns amigos e reconstrói diálogos em minúcias. 

Nenhum comentário: