sexta-feira, 21 de julho de 2017

Corrida da Fogueira

70° edição Corrida da Fogueira, tradicional prova de rua em Juiz de Fora, acontece neste sábado, 22 de julho, a partir das 19h. A prova, tem a largada na praça do bairro Bom Pastor, zona sul da cidade, atravessa a Rio Branco até o bairro Manoel Honório, e retorna pelo mesmo trajeto.

Amanda Oliveira, mineira de Mercês, de 20 anos, é uma das favoritas no feminino. Participou e venceu a corrida de Ouro Branco, no último domingo, 16/07, fazendo o percurso de 10 km, percurso bastante pesado, com o tempo de 35:58. Além da Corrida da Fogueira hoje, Amanda vai participar da meia maratona do Rio, no dia 30 de Julho.  

História   
A corrida da Fogueira iniciou no dia 23 de junho de 1942, através de Vicente Ferreira dos Santos, reuniu alguns amigos para divulgar a própria festa junina no bairro Mariano Procópio, com cerca de 47 atletas, num percurso de 7 km. O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, da cidade de São João Nepomuceno, com o tempo de 23min58seg. Após a premiação, o atleta vencedor teve a honra de acender a fogueira da festa e isso se perpetuou por várias décadas. A Corrida da Fogueira se tornou a maior prova do pedestrianismo de Minas Gerais, contribuindo decisivamente para o crescimento do esporte no Brasil.   

Profissionalização    
Na década de 1970, a prova recebeu incentivo dos órgãos ligados ao desenvolvimento do esporte brasileiro, inclusive do Conselho Nacional do Desporto-CND, atraindo grandes nomes do esporte, como o maior meio-fundista equatoriano daquela época, Pedro Zurita, em 1975. 

Feminino
Em 1976, as mulheres começaram a participar do evento e a primeira campeã foi a atleta Sandra Paula Ferreira. A corrida só não foi realizada em 1964, devido ao Golpe Militar, e entre os anos de 1980 e 1983, quando o Sport Club Mariano Procópio perdeu as condições para realizar o evento.

Prefeitura
A partir de 1984, após negociações, passou a ser promovida pelo Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora.    

Astros e estrelas

Nas décadas de 1980 e 1990 Joel Elídio de Faria, José da Conceição, Hélio Oliveira, Márcia Narloch, Viviany Anderson de Oliveira, Geraldo Francisco de Assis, João da MataRonaldo da Costa e Cibélia Maria Vasconcelos, abrilhantaram a competição.

Nenhum comentário: