quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Catedral Metropolitana

Arquidiocese de Juiz de Fora
A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora é a sede da Arquidiocese de Juiz de Fora, cuja jurisdição abrange 37 municípios da Zona da Mata e templo oficial do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A Catedral está sob a administração do pároco e vigário geral da Arquidiocese, o Monsenhor Luiz Carlos de Paula; de quatro vigários paroquiais, os padres Antônio Pereira Gaio, Danilo Celso de Castro, Fransérgio Garcia e Welington Nascimento de Souza; dois diáconos permanentes, Ruy Figueiredo Neves e Waldeci Silva.

A Catedral possui estilo romano e tem capacidade para 1.500 pessoas, sendo 700 sentadas. Possui seis altares laterais (Nossa Senhora de Fátima, São Francisco, Santa Monica, Sagrado Coração de Jesus, Sagrado Coração de Maria, Nossa Senhora do Carmo), além do altar-mor. No altar-mor, há três imagens: a do padroeiro, Santo Antônio, Maria e São José. Um painel de mármore que retrata a morte de Santo Antônio enfeita o local, junto com desenhos de trigo e uva. A Igreja possui uma imagem de “Santo Antônio Fujão”. Segundo a tradição popular, esta imagem desaparecia da capela e, a cada dia, ela aparecia em uma residência diferente, pois todos queriam tê-la em suas casas, daí o nome de fujão. 

Túmulos
Abaixo do altar, existe uma capela subterrânea onde há alguns túmulos que antes abrigavam os restos mortais dos bispos. Hoje, ela se encontra vazia. No chão das laterais direita da igreja há dois túmulos, um com os restos mortais de Dom Justino José de Sant’ana (primeiro bispo de Juiz de Fora) e o outro está vazio. Segundo a tradição, o túmulo vazia é para sepultar o bispo que venha a falecer no exercício do bispado.

Após Dom Justino José de Santana, os demais bispos de Juiz de Fora que faleceram, já não encontravam no exercício do bispado. Dom Geraldo Maria Morais Penido que foi bispo de 1958 a 1977, faleceu em Aparecida-SP, aos 84 anos, em 15 de novembro de 2002; Dom Juvenal Roriz, bispo de 1978 a 1990, faleceu em Goiás, aos 74 anos, em 13 de dezembro de 1994 e Dom Clóvis Frainer, bispo de 1991 a 2001, faleceu em Caxias do Sul-RS, aos 86 anos, em 04 de abril de 2017.

Nenhum comentário: