quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Literatura

"Murílio Hingel o Professor que Fez Escola"

A obra narra a trajetória política e a carreira docente do ex-professor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e ex-Ministro da Educação, Murílio de Avelar Hingel. Idealizado e produzido pelos jornalistas juizforanos Geraldo Lúcio de Melo e José Eustáquio Freitas, o livro reúne depoimentos que registram as obras de Murílio Hingel como professor, Secretário de municipal de Cultura, Ministro da Educação e Secretário Estadual de Educação. 

Segundo os idealizadores, o livro é uma homenagem a Murilio Hingel. Tanto Geraldo quanto Eustáquio trabalharam, em momentos diferentes, como assessores de imprensa do político. Para Geraldo, que o auxiliou enquanto Ministro da Educação do governo Itamar Franco (92/94), a obra é, antes de tudo, um registro histórico do trabalho de Murílio Hingel. 

O livro é composto por depoimentos de pessoas que trabalharam com ele na Secretaria de Cultura de Juiz de Fora, e por assessores, que o acompanharam ao longo da carreira política nacional e estadual. São relatos de quem conheceu de perto o trabalho do ex-ministro, como o diretor do Fórum da Cultura, José Luiz Ribeiro, José Eustáquio Romão, o bispo Dom Mauro Morelli e o ex-ministro Mauro Durante (1943/2006).

No período em que lecionou na UFJF, Murilio foi diretor da Faculdade de Filosofia (onde liderou um movimento para a compra do prédio da faculdade), diretor da Faculdade de Educação e presidente da Câmara de Educação do Conselho universitário. Além disso, foi diretor fundador do Colégio de Aplicação João XXIII. Em seu mandato como Ministro da Educação, trabalhou junto ao então presidente Itamar Franco para viabilizar a compra do Cine Theatro Central pela UFJF e também em sua restauração. 

Ainda como Ministro, proporcionou o restauro no prédio do Forum da Cultura e do Centro de estudos Murilo Mendes. Além disso, foi o responsável pela vinda do acervo do escritor para Juiz de Fora. Quando desempenhava a função de Secretário da Educação de Itamar Franco no governo de Minas (98/2002), Murílio Hingel trabalhou para a restauração da Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) e do colégio Delfim Moreira (Palácio Dona Mafalda).

Nenhum comentário: