sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Literatura

"A Bola e o Grito da Emoção"
A obra é um relato década a década da trajetória da narração esportiva no rádio. Os autores contam com detalhes e depoimentos de profissionais, a trajetória e evolução da locução esportiva no veículo radiofônico brasileiro, que em quase 100 anos de história foi o único meio de comunicação a acompanhar nossa seleção em todas as copas do mundo. Como se trata da narração esportiva brasileira, a obra gira em torno de uma paixão nacional em comum: o futebol.

Desde seu surgimento em 1922, em um momento de intensa revolução industrial e cultural, passando ano após ano, contando os principais eventos do esporte nacional como a conquista da seleção verde e amarela dos cinco campeonatos mundiais, o livro traz à público importantes depoimentos e curiosidades sobre os bastidores da embrionária transmissão e como ela se desenvolveu ao longo das décadas. Fruto de um trabalho acadêmico, os autores Hugo Pereira e Hélio da Silva buscaram juntos em um trabalho incessante e investigativo, fontes que pudessem acrescentar detalhes e curiosidades dessa que é uma parte crível de nossa história, o quanto o rádio e o futebol são até hoje tão participantes no cotidiano de brasileiros e brasileiras.

Além dos relatos esportivos, a obra literária traz à tona a intensa participação do rádio em um tempo em que não existia televisão, computadores e muito menos a internet, no qual o meio era tido como uma importantíssima ferramenta de difusão cultural e política. Lemos em cada um de seus capítulos, informações preciosas de como surgiu a primeira propaganda veiculada em um meio de comunicação eletrônico, a participação da imprensa em tempos de guerra e de conflitos civis e os bastidores da radiotransmissão em uma época disposta de pouquíssimos recursos.

Nenhum comentário: