quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Imagem que não pode ser esquecida

Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completou 45 anos  
Na imagem, a menina Kim Phuc vai ter sempre 09 anos de idade, gritando "Muito quente! Muito quente!" enquanto corre em desespero pela rua que sai de seu vilarejo no Vietnã. Nua após sofrer ferimentos de explosivo napalm em um bombardeio em 1972, ela vai para sempre ser uma vítima sem nome.  A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong "Nick" Ut, da Associated Press, completou em junho, 45 anos.  Phan Thị Kim Phúc nasceu em Trảng Bàng, no Vietnã, em 02 de abril de 1963, e hoje aos 54 anos, casada e mãe de um filho, vive em  de Toronto, no Canadá e é embaixadora da boa vontade da Organização das Nações Unidas (ONU), e ajuda vítimas de guerra

Sequelas 
Kim Phuc teve 55% do seu corpo queimado, ficou 14 meses hospitalizada, passou por várias cirurgias e tem dores que a acompanha por toda vida. 

A Guerra do Vietnã    
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que aconteceu no Sudeste Asiático entre 1959 e 1975, o mais longo depois da Segunda Guerra Mundial. A República do Vietnã (Vietnã do Sul),  com a capital em Cidade de Ho Chi Minh (ex-Saigon), e os Estados Unidos entraram em guerra com a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte), com capital em Hanói, que teve apoio logístico da China, Coreia do Norte e principalmente da União Soviética. Os motivos da guerra foram políticos e ideológicos, com os Estados Unidos apoiando o grupo capitalista e a União Soviética ao lado dos socialistas.  Segundo estimativas, de três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de dois milhões de cambojanos e laocianos. Mais de oito milhões de soldados americanos lutaram na guerra w cerca de 58 mil soldados morreram o conflito.

O Vietnã hoje
Vietnã ou Vietname
Localizado no leste da península da Indochina, no Sudeste Asiático, faz fronteira com a  China (ao norte), com Laos e com o Camboja (a oeste), com o golfo da Tailândia (a sudoeste) e com o mar da China Meridional (a leste e sul). 
A capital é Hanói, segunda maior cidade com 6.699.700 habitantes e a Cidade de Ho Chi Minh é a mais populosa, com 7.981.900 habitantes. O Vietnã possui uma população hoje estimada em 100 milhões de habitantes.

Nenhum comentário: