sábado, 30 de dezembro de 2017

Palma-MG

Palma é um município localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, microregião de Muriaé. As origens de Palma se remetem à região da Fazenda Glória Mineira. Em 1864, o povoado de Sítio da Cotieira (por haver muitas cutias na região) se tornou distrito de Cataguases como nome de São Francisco de Assis do Capivara (por haver sido construída pelos tropeiros uma capela em homenagem a São Francisco de Assis e as capivaras eram muito comuns na região). Os cutias e capivaras ainda existem no município, mas num numero muito reduzido. 

Emancipou-se em 23 de dezembro de 1890, teve sua fundação em 24 de maio de 1892 e então passou a se chamar Palma, por haver muitas palmeiras no centro da cidade. O dia 24 de maio foi tomado como dia do aniversário de Palma.

Se seu segundo nome ''São Francisco de Assis do Capivara" houvesse sido mantido em sua emancipação, hoje seria o município com o maior nome do Brasil. Mais que o atual município com maior nome que é Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso.


Além do distrito-sede, Palma possui mais dois distritos, Cisneiro (originalmente, Cysneiros) e Itapiruçu (originalmente, Tapirussu), três povoados, Coqueiro, Maromba e Córrego Alegre, além de lugarejos, Berra Onça, Caixa Dágua, Quebra Canga, Inhame, Arralzinho, e fazendas famosas, Celidônia, Sossego, Bom Destino, Itupeva (Minas e Rio) e outras..

Palma se limita com os municípios mineiros de Recreio, Muriaé, Laranjal e Barão de Monte Alto (antigo distrito de Palma emancipado em 1962) e os municípios fluminenses de Miracema e Santo Antônio de Pádua.

Nenhum comentário: