segunda-feira, 16 de abril de 2018

Literatura

 "Nova Friburgo: Da Geração Bendita à Capital da Moda íntima” 
A obra do escritor cataguasense radicado em Nova Friburgo, David Massena Gracioli,é passaporte para uma viagem no tempo, relembrando a cidade serrana nos anos 70, quando era uma grande referência cultural.
Única cidade brasileira criada por Decreto Real de D. João VI, que autorizou a vinda dos suíços para o Brasil, Nova Friburgo ganhou notoriedade devido ao grande movimento das artes, quando grupos teatrais, bandas musicais, artistas plásticos, autores e personalidades escolheram a cidade para viver.
A moda também deu visibilidade à cidade devido à instalação de indústrias têxteis e o turismo alavancou a economia naqueles anos em que, apesar da distância de Nova Friburgo para a capital, a cidade ganhava notoriedade como uma das melhores qualidades de vida do país.
Desde o filme hippie "Geração Bendita", censurado pela ditadura militar, até os dias de hoje, o livro reúne personagens, homenageia filhos ilustres como Clóvis Bornay, Luma de Oliveira, Roberto e Reginaldo Farias, e fala da mudança de foco quando só restaram as confecções de moda íntima, apesar da importante atuação das indústrias do setor metal mecânico, do parque hoteleiro, do circuito gastronômico e da paisagem irretocável.

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado, Carlos Ferreira. Abraços, David Massena