domingo, 30 de outubro de 2016

Patrimônio histórico

             "Castelinho da SEG"
Antigo "Castelinho da SEG", localizado na avenida Rio Branco, região central de Juiz de Fora-MG, que pertenceu ao empresário Maurício Baptista de Oliveira. Nele, o empresário administrava sua empresa de segurança, especializa em transporte de valores e segurança das agências bancárias. Administrava também o Tupi durante o período em que presidiu o clube. SEG - Serviços Especiais de Guarda. Hoje o prédio totalmente restaurado, abriga uma Clínica Médica especializada em exames.

Maurício Baptista de Oliveira 
Maurício Baptista de Oliveira, além de presidir o Tupi na década de 1980 e a SEG, foi fundador da CJF (Conservadora Juiz de Fora) e era também agropecuarista, no município de São João Nepomuceno. 

João Baptista Nunes de Oliveira
Seu pai, João Baptista Nunes de Oliveira, no início de 1927, fundou a Companhia de Fiação e Tecelagem São Vicente (CFTSV), especializada na fabricação de cobertores.  
Francisco Baptista de Oliveira  
Seu avó, Francisco Baptista de Oliveira nasceu em Entre-Rios de Minas e chegou a Juiz de Fora em 1882, com 25 anos de idade. Fundou a Casa Barateza, foi um dos responsáveis pela criação dos bancos Crédito Real, Territorial e Mercantil de Minas Gerais. Ele trouxe também a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas (CTBM) para Juiz de Fora e foi um dos fundadores da Companhia Mineira de Eletricidade. No setor educacional, inspirado nos moldes da Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris, criou, em 1894, a Academia de Comércio, com o objetivo de formar diretores comerciais e banqueiros. Fundou o Diário de Minas. No Morro do Imperador, em 1900, ergueu um cruzeiro a Cristo Redentor para marcar a passagem do século. Morreu aos 45 anos

Nenhum comentário: